Banner Ad

domingo, 2 de dezembro de 2012

VACINAÇÃO DE ANIMAIS VAI ATÉ O DIA 19 DE JANEIRO


Cães e gatos com idade mínima de 90 dias devem ser vacinados contra a raiva, doença que atinge animais e humanos e pode levar à morte. Neste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal deu início ao dia “D” da Campanha Antirrábica Canina e Felina, que vem sendo realizada nos municípios de todo o Estado desde o dia 19 de novembro. Só na capital potiguar serão disponibilizadas 120 mil doses da vacina, que estarão à disposição da população até o dia 19 de janeiro nos 190 postos dos Distritos Sanitários Norte, Sul, Leste e Oeste de Natal.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. Segundo o Ministério da Saúde, cabe aos serviços de Saúde municipais o controle da transmissão da doença na zona urbana. Como nas áreas urbanas os transmissores são basicamente os animais domésticos, a campanha de vacinação contempla, apenas, as populações canina e felina. De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), Iraci Nestor, a meta é que até 2014 o Brasil não registre mais casos de raiva.

“Todos os anos a gente estabelece o dia ‘D’ para que todas as pessoas se mobilizem e venham vacinar seus animais. A Sesap repassa todos os recursos recebidos pelo Ministério da Saúde para os municípios do Estado, apoiando na realização da campanha através da divulgação da importância dessa vacinação. Para esse ano, a nossa meta é vacinar 685.490 animais entre cães e gatos”, disse Iraci.
A Campanha deste ano tem como objetivo interromper a circulação viral. Para isso, é necessário vacinar o maior número de animais em menor tempo possível, alcançando assim, o objetivo do Ministério da Saúde, que é vacinar neste ano pelo menos 80% dos animais. Para atingir uma cobertura vacinal em todas as áreas do município e reduzir o risco de ocorrência de raiva em cães e gatos, além de evitar os casos em humanos, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem acompanhando toda a campanha com o apoio de diversos profissionais da área.

Segundo a coordenadora da campanha no RN, Diógenes Soares, a estratégia adotada para a campanha é alcançar inicialmente as micro-áreas, que são locais determinados previamente, obedecendo a critérios como dificuldade de acesso e locomoção; áreas de chácaras; novos núcleos habitacionais e, ainda, áreas limítrofes do município de Natal, onde no Dia “D” da campanha não será possível instalar um posto de vacinação.

“A vacina é gratuita e específica apenas para cães e gatos. No município do Natal, as atividades de vacinação foram iniciadas em 1984, devido à ocorrência de um caso de raiva em humano. Portanto, graças às ações de prevenção e controle dessa grave zoonose, realizadas pelo CCZ Natal, há 28 anos no Município não ocorrem casos de raiva em ser humano”, ressalta.

A Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Canina e Felina é considerada a mais importante das medidas de controle, pois determina a diminuição do número de animais suscetíveis à doença. As ocorrências da raiva em humanos no Rio Grande do Norte foram registradas em Caicó, Mossoró, Serra de São Bento e Acari. O caso mais recente foi em 2010, quando um senhor foi infectado por um morcego.

Para Arnaldo Pereira, 50, essa ação do Governo é essencial para estimular à saúde dos animais e prevenir que uma doença como raiva atinja o ser humano. “É muito importante essa atenção por parte do Governo. Todos os anos eu levo o cachorro da minha mãe para ser vacinado, ela que tem o animal como uma companhia. Imagina se esse cachorro dela, por alguma razão, contrai a doença. Jamais queremos correr esse risco. Vacinar os animais é cuidar da nossa saúde”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.