Banner Ad

sexta-feira, 29 de maio de 2015

EM CINCO MESES, GRANDE NATAL REGISTRA 253 ASSALTOS A ÔNIBUS

Em cinco meses, foram contabilizados 253 assaltos a ônibus na Região Metropolitana de Natal, sendo 205 na capital potiguar. Os números são do Sindicato dos Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), que representa os cobradores e motoristas que atuam nas linhas de ônibus da cidade. Apesar de considerar a situação preocupante, o sindicato elogia atuação da Secretaria de Segurança do Estado.

Após os dois assaltos que ocorreram na noite de ontem (28), em Natal, onde uma mulher chegou a ser ferida com uma faca, o presidente do Sintro, Nastagnam Batista, afirmou que o número de crimes teve queda com relação ao mesmo período do ano passado.

"Nesse mesmo período do ano passado já tínhamos registrado mais de 300 assaltos", disse.

Mesmo com a baixa no número de assaltos, a média de crimes contra motoristas, cobradores e passageiros ainda é superior a 1,6 por dia. Para coibir a ação dos bandidos, Nastagnam Batista disse que o Sintro vai continuar buscando soluções conjuntas junto ao Poder Público e que paralisações, até o momento, seguem descartadas.

"Temos marcada uma reunião para o dia 10, onde vamos nos encontrar com a Sesed, Polícia Militar e Polícia Civil, que também tem trabalhado para prender esses criminosos que atuam nos ônibus. Vamos dar continuidade às reuniões e trocar ideias para que a gente possa reduzir ainda mais o número de assaltos", disse.

Números:
Os dados do Sintro já conflitantes com os divulgados pela Sesed. O Poder Público afirma que houve uma redução de aproximadamente 50% no número de casos registrados até o dia 20 de maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2014. Segundo a Sesed, ocorreram 122 assaltos na Grande Natal até o dia 20.

SECRETARIA DE PROMOÇÃO E BEM ESTAR SOCIAL DE IELMO MARINHO PARTICIPA DO ENCONTRO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

O Encontro Estadual de Assistência Social, foi realizado na manhã desta terça-feira (26), na Escola de Governo, participaram do evento o secretário de ação social Gustavo Santos e Patrícia Kelly assistente social do município. Além disso, estiveram-se presentes os secretários nacionais de Assistência Social e de Renda e Cidadania, Ieda Castro e Helmut Schwarzer, ambos do Ministério do Desenvolvimento Social.

O evento reuniu cerca de 300 gestores, entre assistentes sociais e profissionais do setor para discutir o fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) no Rio Grande do Norte sob a perspectiva do Programa Bolsa Família.

No encontro foram abordados assuntos relacionados à questão dos atrasos dos repasses federais para os municípios. A secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro, falou que um dos motivos foi o atraso na aberturado orçamento deste ano. No entanto, ela assegurou aos gestores municipais que o problema do atraso será sanado.


Ainda no encontro, o secretário Gustavo Santos se reuniu com o também secretário de assistência social do município de Touros Laércio Cardoso, para discutir políticas públicas voltadas a assistência social.


SEGURANÇA ALIMENTAR FOI DISCUTIDA EM CONFERÊNCIA DA REGIÃO POTENGI

Durante todo o dia desta terça-feira (26/05) ocorreu a Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional, na cidade de São Paulo do Potengi/RN, além da equipe da Secretaria Municipal de Promoção e Bem Estar Social de Ielmo Marinho, o evento ainda contou com a participação de membros dos outros municípios que compõem a região do Potengi.

A conferência foi organizada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do RN (Consea) em parceria com a Sethas e faz parte de uma série de conferências que serão realizados em todos os territórios do Estado.

As conferências terão como pauta a situação da segurança alimentar no estado e também irão eleger os delegados de cada região para participar da IV Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional que será realizada em agosto.  E ainda neste ano será realizada a 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN), em Brasília (DF), cujo lema será: “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”.


O objetivo da V CNSAN é ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todas e todos o direito humano à alimentação adequada e saudável, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no Sistema, na Política e no Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

PREFEITO NOMEIA NOVO SECRETÁRIO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Para dar continuidade as ações da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, o Prefeito Bruno Patriota nomeou essa semana um novo nome para ficar a frente da pasta. Trata-se de Gustavo dos Santos Fernandes que anteriormente estava no cargo de Coordenador de Comunicação e Marketing. A portaria n.º 134/2015 foi publicada neste dia 22 de maio do corrente ano, no Diário Oficial do Município. Gustavo Santos dará continuidade ao trabalho desenvolvido pela Secretária anterior, Patrícia Kelly, que muito contribuiu no desenvolvimento das práticas sociais em benefício da população de Ielmo Marinho.

O novo gestor da pasta de Assistência Social do município reforçou sua satisfação por ter sido convidado para atuar diretamente nas políticas sociais do município. “Acredito no projeto do Prefeito Bruno de elevar o nosso município, por meio da efetivação de boas políticas públicas, por isso aceitei o convite e me sinto honrado em poder contribuir com a gestão”, destacou o novo secretário.

O Prefeito Bruno, enaltece o novo Secretário que vai colaborar com a sua experiência para a efetivação das ações e práticas sociais no município, priorizando os idosos, as mulheres, as crianças e adolescentes, os portadores de necessidades especiais e, principalmente os ielmomarinhenses que mais precisam das políticas sociais.

Atribuições Profissionais 
Gustavo Santos já atuou como Assessor de imprensa da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande – FAPERN, foi pesquisador do Tribunal Regional Eleitoral do RN e Diretor executivo do Diretório Central dos Estudantes da UnP. Além disso, é professor universitário do curso de graduação em Administração e de turmas de Pós-Graduação Latu Sensu da Facen - Faculdade de Ciências Educacionais e Empresarias de Natal.

Formação 
Mestre em Educação, Especialista em Coordenação Pedagógica e Graduado em História e Comunicação.

Iniciativa
Uma das primeiras atitudes do novo secretário foi trazer a cidade de Ielmo Marinho à edição 2015 do Projeto Trilhas Potiguares que consiste em um Programa de Extensão com efetiva interação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e a comunidade de pequenos municípios do Rio Grande do Norte, com até 15.000 habitantes. A ação em cada município participante constitui um Projeto de Extensão e o conjunto de municípios (projetos) forma o Programa Trilhas Potiguares.

A PREFEITURA DE IELMO MARINHO REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO 18 DE MAIO

A prefeitura municipal de Ielmo Marinho por meio da secretaria de promoção e bem estar social realiza na manhã desta quarta-feira (20/05) evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração contra Crianças e Adolescentes. O evento acontecerá em frente à sede do Conselho Tutelar da cidade a partir das 9 horas.

Além disso, durante toda manhã teremos palestras, apresentações, oficinas entre outras atividades relacionadas ao18 de maio.


A data é em alusão a um episódio ocorrido em 18 de maio de 1973, quando a garota Araceli de apenas oito anos foi sequestrada, drogado, espancado, estuprado e morto por membros de uma tradicional família capixaba. Tempo depois, seu corpo foi encontrado desfigurado por ácido em uma rua movimentada em Vitória (ES) e poucos tiveram a capacidade de denunciar o que estavam vendo. O silêncio e falta de aplicação da lei marcaram o caso.

terça-feira, 19 de maio de 2015

A FICHA DOS PREFEITOS CAIU. É FEIA A CRISE PARA OS MUNICÍPIOS

A frase “não está fácil para ninguém”, popularmente dita em época de crise financeira, nunca fez tanto sentido. E realmente não está. Desde a dona de casa que reduziu as compras nos supermercados até para os governos municipais, estadual e federal que anunciaram vários cortes para amenizar os efeitos causados nas contas públicas.

O efeito cascata atinge principalmente os municípios, já que a corda sempre arrebenta para o lado dos mais fracos. No Espírito Santo, a situação não é das melhores. Como o governador Paulo Hartung (PMDB) disse em entrevista exclusiva ao Folha Vitória, o Estado “fez pose de novo rico”. Mas se não está fácil nem para a classe média emergente, não seria diferente para o Estado que se destacava em todo Brasil por seu desempenho econômico.

Na última reunião realizada pela Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) com membros da bancada capixaba no Congresso, o clima era de total desolação, principalmente por que muitos prefeitos estão com a corda no pescoço e não conseguem sequer enxergar uma luz no fim do túnel.

A sensação de desespero era nítida no olhar de cada um deles, ainda mais quando os deputados e senadores jogaram a real situação da União durante o encontro. Ou seja, quem acreditava que ainda podia ter uma esperança saiu da reunião ainda mais pessimista. A ficha, de fato, caiu.

Aquela angústia que tira o sono de qualquer cidadão endividado agora também atinge alguns prefeitos, principalmente àqueles com baixa arrecadação. Em conversa com a Coluna, um deles explicou que a situação é preocupante. “Quem chegou mal, saiu pior”, disse após o encontro da Amunes.

E a tendência é só piorar. Já tem gente até pensando em entregar os pontos. Em ano véspera de período eleitoral, a crise, fatalmente, vai se refletir nas urnas. Em um pouco mais da metade do mandato quem conseguiu fazer o dever de casa pode sair na frente.

O mesmo não acontece, por exemplo, para quem precisou organizar as dívidas para depois fazer as realizações para apresentar à população. Durante a campanha vai ser difícil exibir no programa eleitoral as benfeitorias, já que com dificuldades no caixa, as obras serão cada vez artigos de luxo.


Aqueles prefeitos que conseguiram cortar gastos e ainda economizar (são poucos) podem ter uma certa vantagem junto ao eleitorado. Os que não estão nesta situação, terão dificuldades de se reelegerem. Se é que ainda querem, visto que com essa crise a sensação é de jogar a toalha. Não está fácil para ninguém mesmo.

ALUNOS DO NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL RECRIAM PERSONAGEM EM AULA DE DIREÇÃO DE ARTE EDITORIAL

Em aula dinâmica da disciplina de Direção de Arte Editorial do curso de Comunicação e Mídia Digital no NÚCLEO DE COMUNICAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL (NCCP) nesta segunda-feira (18/05), os jovens estudantes colocaram em prática suas habilidades utilizando o software CORELDRAW para reproduzir “FLORZINHA”, figura carismática do desenho “As Meninas Superpoderosas”.

Nesta disciplina é trabalhado a produção de mídias digitais onde arquivos digitais são criados, otimizados, decodificados e distribuídos usando inúmeros métodos de processamento por meio de um hardware de computador e softwares. Esses arquivos são variados e podem incluir áudio, vídeo, gráficos e conteúdo escrito, como os que vemos na internet.

“Uma das principais vantagens em fazer uma arte como esta, é que os alunos podem trabalhar as formas geométricas, cores, além da proporcionalidade do objeto que está sendo reproduzido.”, disse o professor da disciplina Marcelo Lima.

O diretor do curso, Gustavo Santos, disse estar muito satisfeito com o andamento das atividades. De acordo com ele, o intuito do curso é profissionalizar o aluno, levando o conhecimento da parte teórica e prática. Além de despertar a vocação de novos profissionais.

CorelDRAW


O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico desenvolvido pela Corel Corporation, Canadá. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicação nas páginas de Internet (botões, ícones, animações gráficas, etc.) confecção de cartazes, etc. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.)


segunda-feira, 18 de maio de 2015

PREFEITURA REALIZA RECUPERAÇÃO E PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NA COMUNIDADE DE CANTO DAS MOÇAS

A prefeitura municipal de Ielmo Marinho por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos está concluindo a recuperação da Rua Pedro Correia, localizada no distrito de Canto das Moças.

No total foram recuperados 1050 metros quadrados, e mais de 300 metros de meio fio além de outros 240 metros quadrados de calçamento novo.

“Fico feliz, pois o trabalho que está sendo feito na comunidade, vem melhorando e elevando a auto-estima do cidadão ielmomarinhense”, disse o prefeito Bruno Patriota.


“Este trabalho que está sendo feito em Canto das Moças, é necessário e visa melhorar as condições de deslocamento de pedestres e veículos na área rural da cidade”, disse Gildo Bezerra secretário de obras.

PREFEITURA DE IELMO MARINHO INICIA CONSTRUÇÃO DE ESCOLA NO ASSENTAMENTO SÃO SEBASTIÃO II

A prefeitura de Ielmo Marinho em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e por meio da secretaria de obras e serviços urbanos iniciou a construção de uma escola na comunidade do Assentamento São Sebastião II.

O investimento na obra é estimado em R$ 960 mil, com seis salas de aula a escola atenderá a demanda de estudantes da rede municipal do São Sebastião e de toda região.

“A educação do município dá um salto de qualidade muito grande, pois além de atender um número maior de estudantes, irá suprir a demanda do São Sebastião II e assentamentos vizinhos, facilitando o acesso dos estudantes da zona rural ao ensino público.” disse prefeito Bruno Patriota


“A conquista desta nova escola para o nosso município é graças ao o empenho do prefeito Bruno Patriota e à dedicação de toda nossa equipe que acredita numa unidade educacional que ofereça além de qualidade de ensino e conforto visando uma melhor condição de aprendizagem.” disse Sueli Alves Secretária Municipal da Educação.

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ABORDA TEMA “PLANEJANDO A PRÓXIMA DÉCADA” NO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza durante todo o dia de hoje quinta-feira (07) a Conferência Municipal de Educação, abordando o tema: Plano Municipal de Educação – planejando a próxima década.

O evento acontece no Jardim Escola Jessé Pinto Freire, com a presença de todo a equipe da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC e profissionais em Educação, entre outras autoridades como Ionaldo Souza presidente da Câmara Municipal, Francisco Barbosa Secretário de Esporte e Patrícia Kelly Secretária de Ação Social.

O Plano Nacional da Educação – PNE foi sancionado pelo Governo Federal (Lei Federal 13.005/2014), em junho de 2014, o plano estabeleceu o prazo de um ano para que Estados e municípios do País elaborassem suas diretrizes educacionais para os próximos dez anos.

“O plano é um importante instrumento que norteará as questões orçamentárias e pedagógicas da rede municipal de ensino da nossa cidade para nos próximos 10 anos e no final da conferencia o texto final definirá as estratégias e metas a serem cumpridas pelas redes de ensino do município.” Disse Sueli Alves secretária de educação.

Acesse abaixo o link para a galeria de fotos do evento:

Conferência Municipal de Educação

CMDCA LANÇA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CONSELHEIRO TUTELAR DO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho, através Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, publicou na manhã desta quinta-feira (07) no Diário Oficial do Município o edital do processo de escolha dos 05 (cinco) membros do Conselho Tutelar do Município de Ielmo Marinho e de seus respectivos suplentes para mandato de 04 (quatro) anos, no período de 2016 a 2020.

A eleição do Conselho Tutelar será realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ielmo Marinho e fiscalizada pelo Ministério Público da Comarca de Macaíba. O processo de seleção destina-se à escolha dos membros do Conselho Tutelar do município, para o mandato de 04 anos, sendo permitida uma recondução.

As inscrições serão realizadas apenas de forma presencial e serão efetuadas no prédio do Centro de Referência de Assistência Social -CRAS, localizado na Rua Bartolomeu Barbosa, s/n – Alto da Conceição – Ielmo Marinho/RN, no período de 19 de Maio de 2015 a 27 de Maio de 2015, das 08h00min às 12h, devendo os(as) candidatos(as) interessados(as) apresentar todos os documentos através de fotocópias legíveis e autenticadas pelo cartório de notas.

Confira o edital do processo seletivo para Conselheiros Tutelares:


quinta-feira, 7 de maio de 2015

A PREFEITURA DE IELMO MARINHO REALIZARÁ CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Ielmo Marinho, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza neste dia 07 de maio a Conferência Municipal de Educação, o evento acontecerá no Jardim Escola Jessé Pinto Freire ás 8h.

A conferência é aberta a todos os profissionais em Educação e a comunidade em geral, abordando o tema: Plano Municipal de Educação – planejando a próxima década.

O Plano é um importante instrumento que norteará as questões orçamentárias e pedagógicas da rede municipal de ensino nos próximos 10 anos e quanto maior a participação, melhor será o texto final da conferência que definirá as estratégias e metas a serem cumpridas pelas redes de ensino do país.


“A realização da Conferência Municipal de Educação é de suma importância, porque é um momento de discussão, debate e criação de propostas em prol de políticas públicas para educação.” Disse Sueli Alves Secretária de Educação.
Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.