Banner Ad

sexta-feira, 19 de junho de 2015

APROVADA LEI QUE AUTORIZA NOVA PONTE SOBRE O RIO POTENGI, EM NATAL

Nova ponte vai do Baldo, na Zona Leste, à Av. Itapetinga, na Zona Norte.
Autor do projeto diz que agora cabe ao governo a viabilização das obras.

A lei que autoriza a construção de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi, em Natal, foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (18). A ponte, de acordo com o projeto, ligará as zonas Leste e Norte da cidade.

Autor do projeto, o vereador Luiz Almir explicou que o projeto da nova estrutura foi planejado antes da contrução da Ponte Newton Navarro. Agora, a Câmara aprovou e o Poder Executivo deve adotar as medidas necessárias para a realização das obras", disse ao portal G1.

Ainda segundo Luiz Almir, a nova ponte deve ser construída próximo ao viaduto do Baldo, localizado na Zona Leste, e segue o traçado até as proximidades da avenida Itapetinga, no 'coração' da Zona Norte. "A localização estratégica promete acelerar o deslocamento dos motoristas e evitar engarrafamentos. A estimativa é de que cerca de 40 mil veículos passem pela nova ponte diariamente", acrescentou.

Para o vereador, a importância da nova ponte vai além da desobstrução do tráfego na região. "Esta ponte é tão importantes quanto as outras duas. É uma opção para melhorar e ampliar o acesso ao Aeroporto Aluízio Alves. A Zona Norte deve crescer, novos shoppings, restaurantes e, talvez, um novo centro de convenções. Além disso, a região receberá um aumento de turistas", destacou.

"Estamos na fase inicial, mas já aprovamos a lei. Agora, cabe ao governo do Rio Grande do Norte a viabilização das obras; As medidas burocráticas como a definição da empresa que iniciará a construção, por exemplo", pontuou Luiz Almir.

Ponte Newton Navarro
A Ponte Newton Navarro é uma das atrações da cidade. Inaugurada em novembro de 2007, a edificação é considerada a mais alta ponte estaiada (suspensa por cabos) do país. E tornou-se ponto de visitação turística também devido à altura e imponência. A ponte possui 55 metros de altura em seu vão central e aproximadamente 1,8 quilômetros de extensão, dos quais cerca de 400 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois mastros de 103 metros de altura cada.

Ponte de Igapó

A Ponte do Potengi Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte de Igapó, tem uma história dividida em três etapas. A primeira construção começou a ser erguida em 1913, foi concluída em 1915 e inaugurada em 20 de abril de 1916. Era totalmente de ferro e só possuía duas vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre a capital e o interior do estado. Em razão do crescimento urbano da Zona Norte, e pelo alto fluxo de veículos, a estrutura metálica foi deixada de lado e construída uma segunda ponte de concreto. Essa segunda ponte foi inaugurada em 1970. Em 1988, foi erguia uma terceira ponte unida à segunda, formando uma ponte só. Hoje, a Ponte de Igapó possui 606 metros de extensão e quatro vias, mais uma linha férrea. A estrutura inicial, a metálica, foi comprada por uma empresa privada que retirou várias partes. Atualmente, apesar de também ser considerada cartão-postal da cidade, encontra-se abandonada e enferrujada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.