Banner Ad

segunda-feira, 31 de março de 2014

1º SARAU LÍTEROMUSICAL – BAÚ DE POESIA FOI UM VERDADEIRO SUCESSO

Por Nere Elma

Na última quinta (27), o largo da Prefeitura foi palco do maior evento literário realizado em Ielmo Marinho, através dos projetos Diversidade & Ludicidade. Ao som de boa música na doce voz de Sheila e Diego. O evento contou também com a participação especial do ator, poeta, escritor e diretor de teatro Múcio Vicente, deu um show de cultura popular, juntamente com a mediadora de leitura, Bárbara Nunes, que atua com o Projeto Diversidade Textual nas escolas Senador Jessé Pinto Freire, Walfredo Gurgel e Júlio Pinheiro. Bárbara forma dupla com Tiago Masculino do projeto Ludicidade, que também atua nas referidas escolas. O Sarau Baú de Poesia nasceu da necessidade de propiciar aos alunos o acesso à participação literária e, por meio dele, estimular o gosto pela leitura, expressão, produção e integração.

A proposta busca associar o texto estético/literário e o desenvolvimento da linguagem oral como forma de aproximar os estudantes da literatura/poesia, democratizando, inclusive, a demonstração das várias oportunidades de expressão/comunicação (pessoal, coletiva, escrita, oral, gestual, visual). Sendo esta uma atividade do Projeto Diversidade Textual. O trabalho se inscreve, portanto, como proposta de beneficiar o aluno. O adolescente percebendo-se inserido em um contexto de respeito, carinho e de valorização de oportunidades, consegue desenvolver sua capacidade de pensar e agir de forma muito mais eficaz e constante. Pensar num trabalho que provoque o encontro entre a linguagem oral e a literatura/expressão é, antes de tudo, propiciar momentos para que o adolescente – ou qualquer outra pessoa – se reconheça como alguém capaz, como sujeito do mundo, participador e participante e não somente como expectador.



O evento possibilitou aos alunos a descoberta do prazer em declamar poesias e a descobrir talentos tais como: dançar, cantar, interpretar. Foi um espetáculo maravilhoso com uma extensa programação, um verdadeiro deleite ouvir os poemas de Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Mário Quintana. Na ocasião estiveram presentes também, as escolas: Maria Ivone e Josina Pereira, que apresentaram um lindo trabalho de interpretação, declamação de poesias e coreografias. Sob a orientação da mediadora de leitura, Gilvana, do projeto Diversidade Textual, que forma dupla com Damião do projeto Ludicidade. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.