Banner Ad

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SITUAÇÃO DE CALAMIDADE INVIABILIZA FESTA DO ABACAXI ESSE ANO

Os efeitos da estiagem que atinge todo o Rio Grande do Norte, desde o ano passado, obrigou o Governo do Estado a publicar, no dia 19 de setembro, um novo decreto de calamidade. Atualmente, 150 municípios potiguares estão com dificuldades para realizar o abastecimento d'água. Muitos dependem exclusivamente da operação Carro-Pipa, do Exército. Ielmo Marinho é um dos municípios afetados e está na lista das cidades em estado de calamidade.
Devido a essa situação, a Prefeitura de Ielmo Marinho decidiu não realizar a tradicional Festa do Abacaxi em 2013.

Segundo o prefeito Bruno Patriota, com o decreto de calamidade em vigor, fica inviável a administração municipal contratar bandas e toda a estrutura necessária
para a realização da Festa do Abacaxi. "É preciso administrar com os pés no chão. Um dos principais parceiros para a realização da festa é o Governo do Estado. Infelizmente estamos num momento delicado onde 150 municípios estão em estado de calamidade, o que inviabiliza a parceria com o Governo", declarou.

Desde maio de 2012, quando foram apontados os indícios de seca, o Governo agilizou a criação do Comitê de Combate às consequências Seca, que se reúne durante todas as segundas-feiras para que haja um acompanhamento sistemático da situação do Estado. Segundo o Coronel Acioly, do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, vários esforços estão sendo realizados para otimização dos recursos e atendimento das famílias atingidas pela estiagem. A previsão é que a Operação Pipa do Governo volte esse mês.


Nesse contexto, a realização da Festa do Abacaxi fica inviável em 2013. "Esperamos que, próximo ano, com a situação climática estabelecida, possamos realizar essa festa que é tão importante para nosso município", lembrou Bruno Patriota. O prefeito destacou ainda que a secretária de Agricultura continua dando assistência a todos os agricultores do município. "O trabalho não para. Não teremos a festa, mas o atendimento aos produtores está garantido", colocou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.