Banner Ad

terça-feira, 16 de outubro de 2012

VENCEDORES E VENCIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE IELMO MARINHO

Passados 10 dias das eleições – tempo suficiente para curar qualquer ressaca – vamos aqui tecer alguns comentários a respeito do pleito em Ielmo Marinho (RN). Comecemos pelo óbvio, afirmando que em qualquer disputa há vitoriosos e perdedores; ganhadores e derrotados. E aqui não poderia ter sido diferente. Mas é preciso levar em conta, também, quem ganhou e quem perdeu, politicamente e eleitoralmente.

A impressão de que Ielmo Marinho teria um uma grande renovação na câmara dos vereadores, não passou de uma simples hipótese.

Para disputar uma das nove cadeiras existentes no legislativo municipal se inscreveram 48 candidatos. E no final da apuração, a opinião do eleitor não mudou muito em relação à eleição passada: dos vereadores que já tinham mandatos, seis foram reeleitos, havendo uma renovação de três vereadores.

Quem mais ganhou votos entre os candidatos, foi o vereador Júnior do Mercadinho (PR) conquistando 618 votos (7,25%), se tornando o primeiro colocado na disputa.

Ionaldo Souza (PSD) é outro vencedor, na modalidade eleitoral e politicamente, conseguiu 31 votos a mais que a campanha anterior chegando à câmara, com 576 votos (6,65%). Ionaldo é considerado o vereador da “Região Verde”, pelo fato de mais de 80% dos seus votos serem obtidos na sua região.

Também destaca entre os vitoriosos eleitoral e politicamente, o vereador José Roberto (PTB), ele obteve 489 (5,73%) votos, bem acima dos 405 (4,45%) votos conquistados em 2008. Ocupando a quinta colocação e melhorando uma posição em comparação com a eleição passada.

Apesar de não ter sido eleita (por conta das regras do quociente eleitoral), a vereadora Iranete Xavier (PSD) também saiu politicamente vencedora e ficou na 1ª suplência da coligação. No quadro geral, foi à nona candidata mais votada em Ielmo Marinho, obtendo 349 (4,09%) votos – quarenta e seis a menos do que Josemi Esequiel (PSD), que ficou com a segunda vaga da coligação. Na eleição de 2008 os papéis foram invertidos, Josemi ficou na nona colocação, com 379 (4,17%) votos. Já Iranete Xavier foi a oitava mais votada com 383 (4,21%) votos.

Outros vitoriosos, política e eleitoralmente, foram os vereadores Bastinho (PTB) com 483 (5,66%) votos, Leto (PT) com 453 (5,31%) votos e Roberto Carlos (PDT) com 305 (3,58%) votos. Todos os três conseguiram se eleger com votações superiores às registradas no pleito de 2008. Destaque maior para o vereador Leto (PT) que obteve nessa eleição 219 votos a mais que na eleição anterior, se tornando o candidato com o maior número de votos adquiridos de uma eleição para outra.

A vereadora Peba (PR) foi reeleita, mas com votação inferior à de 2008. Na eleição anterior Peba tinha sido a vereadora mais votada com 677 (7,45%) votos, e agora, só obteve 556 (6,52%) votos, ficando na terceira colocação.

Outro candidato do (PR) que conseguiu sua vaga na câmara dos vereadores, foi Tarcísio Júnior, filho do ex deputado estadual Tarcísio Ribeiro. Tarcísio Júnior (PR) ficou na segunda colocação com 515 (6,04%) votos.

Já os vereadores Paulo Makson (PSD) e José Gileno (PMDB) não conseguiram votos suficientes para lhes garantir a reeleição. O caso que chama mais atenção é o de José Gileno, que em 2008 foi o quinto colocado, com 412 (4,53%) votos e, agora, só obteve 147 (1,72%) votos, ficando na décima sétima colocação. Paulo Makson também não ficou muito atrás nesse quesito é teve uma baixa de quase 50% em relação ao pleito anterior, obtendo apenas 212 (2,49%) votos. Ficando apenas com a 3ª vaga da suplência da sua coligação.

Candidatos bem cotados para a vaga como Flaviano (PSD), Pio (PTB), Miranda (PDT) e Fernando (PMDB) ficaram com uma votação decepcionante, como é o caso de Fernando que levantou a bandeira do (PMDB) e amargou 322 (3,78%) votos.

Alguns candidatos como Tonhão (PC do B) que obteve 195 (2,29%) votos, Naide (PDT) com 96 (1,13%) votos e Cleiton (PMDB) com 111 (1,30%) votos, merecem o reconhecimento nessas eleições. Mesmo sem muitos recursos, mas com muita disposição, eles conquistaram os eleitores de suas regiões, e acabaram tirando votos de candidatos considerados favoritos a uma vaga na câmara. Para se ter uma ideia, Naide (PDT) garantiu a 7ª vaga da suplência pela sua coligação, ficando na frente de Gefferson (PDT) 83 (0,97%) votos, filho do ex presidente da câmara municipal, Gilson Francisco, que na eleição de 2008, foi candidato e obteve 213 (2,34%) votos.

Já candidatos como Tânia (PTB) com 144 (1,69%) votos, Regilene (PR) 141 (1,65%) votos, Chiquinho (PT) com 128 (1,50%) votos, Ielmo (PTB) 101 (1,18%) votos e Joãozinho Garcia (PT) 96 (1,13%) votos, esperava-se um pouco mais. Pelo visto perderam parte do apoio e suas votações despencaram pela metade.

Assim como na eleição de 2008, os candidatos Sebastiam Estevam (PTB) 136 (159%) votos, Rizonaldo (PT) 134 (157%) votos e Maria José (PDT) 55 (0,64%) votos, mantiveram a mesma média de votos.

A decepção maior ficou por conta de Clenilson (PTB) 74 (0,87%) votos, Ricardo Lima (PSDB) 34 (0,40%) votos e Eleni (PT) 28 (0,33%) votos. Clenilson (PTB) teve uma queda de quase 60%, enquanto que os outros dois caíram 50%.

Dentre os vereadores reeleitos, merece destaque a presença do vereador José Roberto (PTB) que vai para o seu sétimo mandato consecutivo. Entre os novos vereadores, destaca-se a presença de Roberto Carlos (PDT) morador do distrito de Chã de Moreno, que obteve a votação de 305 votos e foi puxado pela coligação.

No que diz respeito à relação da prefeitura com a câmara municipal, já que apenas três vereadores eleitos foram da oposição e todos eles são do PR, partido que mais elegeu. Todos os demais vereadores compõem a base aliada. Além disso, o PSD, partido do prefeito, conseguiu eleger dois vereadores, assim como o PTB e o PT um vereador.

Discutir erros e acertos nessa hora já não adianta, pois o resultado já é conhecido, mas com toda certeza alguns pontos ficarão marcados para sempre na história das eleições 2012 em Ielmo Marinho.

Vereadores Reeleitos:
Júnior do Mercadinho (PR); Ionaldo (PSD); Peba (PR); José Roberto (PTB); Leto (PT) e Josemi (PSD).

Novos Vereadores:
Tarcísio Júnior (PR); Bastinho (PTB) e Roberto Carlos (PDT).     

2 comentários:

  1. É vamos ver agora quem vão ser os secretarios e o presidente da Câmara, dizem por ai uqe o vereador Josemir é candidato a presidencia da Câmara e se diz ter ja ter 4 votos a favor, falta um para maioria, espero que tambem na camara dê nois de novo, vamos abrir o olho, e que venha secretarios para ser mais um Servidor do nosso Municipio. e Bruno vai fazer uma otima Administraçâo pois está estruturado.

    ResponderExcluir
  2. otima analise politica;faltou só levar em consideração os afilhados das secretarias e do vice-prefeito fez toda a diferença, sabendo que todo o grupo votou em bruno/francenilson.quero perguntar ao resposanvel por este blog se vai fazer um outra analise colocando este ponta tão importante.

    ResponderExcluir

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.