Banner Ad

terça-feira, 28 de agosto de 2012

IELMO MARINHO COMEMORA 49 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


O município de Ielmo Marinho comemorou, no dia 27 de agosto, 49 anos de emancipação política. Como acontece todos os anos, as comemorações coincidem com a Festa do Padroeiro da cidade, São Raimundo Nonato, cuja data de celebração é 31 de agosto. Para marcar as datas, a população foi às ruas demonstrar seu amor e carinho pela cidade. O prefeito Germano Patriota participou da programação e falou sobre sua admiração pelo povo ielmomarinhense. “Não nasci aqui, mas tenho respeito e admiração por este povo e me sinto um filho da terra, pois sou recebido com carinho por todos que aqui moram”, comentou.

Para marcar as datas, a Prefeitura de Ielmo Marinho trouxe uma programação festiva com atrações conhecidas no Estado. Na segunda-feira, dia 27, a banda “Somzueira” animou o público. Na quinta, dia 30, será a vez do cantor do “Forró Trincado” e “Duda e banda Cipó de Broxa” comandarem a festa. No encerramento do evento, no dia 31, a banda “Somzueira” volta ao palco juntamente com a dupla “Hayner & Fabrício”.

História

A localidade de paisagem agradável, boa para a produção agrícola e adequada para pecuária, chamada de Poço Limpo, desde cedo experimentava sinais de progresso. Com terras boas para o gado e para o plantio, Poço Limpo, às margens do Rio Potengi, mantinha uma atividade intensa, com muita fartura, festividade e crescimento, no final do século XIX e no início do século XX.

A antiga povoação, ao longo de sua história, foi integrada ao território de vários municípios. Primeiro, foi parte das terras que pertencem a Natal; depois passou a ser um dos 18 povoados do município de São Gonçalo do Amarante. Em seguida, no ano de 1943, foi vinculada diretamente ao município de São Paulo do Potengi.

Em 27 de Agosto de 1963, através da Lei número 2.909, o povoado desmembrou-se de São Paulo do Potengi e tornou-se o novo município de Ielmo Marinho. A decisão de escolher o nome Ielmo Marinho, vem a ser uma homenagem a um ilustre filho da terra, muito querido na localidade, que durante muitos anos dedicou-se á comunidade, prestando serviços e assistência social.

Números de Ielmo Marinho

Distância da capital: 48 quilômetros
Área territorial: 314 quilômetros quadrados
População: 12.171, segundo o Censo do IBGE de 2010
Temperatura média anual: 27º C
Comunidades: Canto de Moça, Tamuatá, Quermissol, Riacho do Meio, Umari, Vila Marina, Riacho Salgado, Nova Descoberta, Chã do Moreno, Boa Vista, Espinheiro, Telha A e B, Oiticica, Alegria, Pororocas, Laginha, Queimadas, Serrote Coberto, Pacavira, Capivara, Fazenda Nova, Fazenda Potengi, Jacú, Assentamento Lagoa Nova I e II, Assentamento São Sebastião I e II, Assentamento Roseli Nunes, Ramadas I a V

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.