Banner Ad

terça-feira, 29 de maio de 2012

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2012 JÁ ESTÃO ABERTAS

Estudantes interessados em participar da edição 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever pelo site oficial até as 23h59 de 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O edital para o exame foi publicado no Diário Oficial da União. Há uma página específica para quem quiser conferir o passo apasso da inscrição, com orientações sobre como devem ser preenchidas cada uma das telas.

As inscrições para o ENEM custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

São isentos da taxa de inscrição alunos de escolas públicas que estejam concluindo o ensino médio em 2012 e aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade nesses aspecto. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Hoje, todos os cursos superiores de graduação do IFRN - licenciaturas e tecnólogos - utilizam a nota do ENEM como critério para ingresso, alguns através do SiSU (Sistema de SeleçãoUnificada) e outros por meio de processo seletivo próprio do Instituto. A nota no Exame também pode servir para que o estudante participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem fazer o Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto ao Instituto.

Entre as mudanças para a edição 2012, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação, está mantido o mínimo de 500 pontos.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o país, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. No domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7 de novembro. O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.

 Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC


4 comentários:

  1. Lucinaldo Ielmo Marinho29 de maio de 2012 às 08:39

    alem do IFRN posso entra tambem na UFRN?

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucinaldo,

    Pode sim. A UFRN irá disponibilizar as vagas do segundo semestre para o ENEM.

    Atenciosamente;

    produção Ielmo Marinho em FOCO

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer a parceira, se tiver twitter me segue @VozdoPovo3 meu perfil no Facebook Damião Carlos, obrigado, voz do povo

    ResponderExcluir

Blogger Ielmo Marinho em FOCO. Tecnologia do Blogger.